A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola – um segmento que exige um olhar atento e dedicado para a segurança nas operações –, agora impulsiona novos investimentos em tecnologia e gestão de pessoas. Um dos principais destaques é a implementação de uma solução de monitoramento nos veículos de transporte, que inclui um sistema de câmeras e telemetria.
Segundo Lazaro Antônio de Deus, gerente corporativo de HSE da Bravo, o sistema consistirá em cinco câmeras por veículo, estrategicamente posicionadas para focar na frente do caminhão, dentro da cabine, nas laterais e na traseira. O objetivo principal é intensificar a vigilância sobre o comportamento dos motoristas durante as viagens, assegurando o cumprimento dos procedimentos de segurança, como a proibição do uso de celular ao volante, a utilização do cinto de segurança e o respeito aos limites de velocidade.
Embora o uso de câmeras em veículos de carga já exista no mercado, o grande diferencial da Bravo reside na criação de uma equipe especializada e dedicada exclusivamente ao monitoramento em tempo real dessa solução. Denominada “Torre de segurança veicular”, essa célula tem a responsabilidade de analisar as imagens das câmeras e os dados da telemetria para agir imediatamente ao surgir qualquer alerta. Lázaro destaca que “o erro comum é instalar as câmeras e verificar os dados apenas periodicamente, perdendo a oportunidade de intervir no momento exato”. Atualmente, a empresa já fechou a contratação para equipar 200 veículos com o sistema de câmeras e sensor de fadiga, com instalação prevista para o próximo mês (junho).
Programas abrangentes de segurança: da gestão à cultura
O foco em segurança na Bravo vai muito além da tecnologia no transporte. A preocupação constante com o tema, é impulsionada pela liderança e por diversos programas, processos e sistemas. Atualmente, a empresa conta com uma estrutura com cerca de 100 pessoas em segurança, incluindo técnicos, engenheiros, médicos do trabalho e equipes para checklists, além de CIPA e brigada de incêndio. Essa estrutura está presente em cada unidade de negócio e em suas 18 filiais.
“Lidar com pessoas, nosso principal ativo, exige um trabalho contínuo na conscientização e na cultura de segurança. Esses novos projetos e tecnologias representam um ‘plus’ para aprimorar ainda mais nossa base sólida. Garantir a integridade em operações que movem grandes volumes por todo o país, muitas vezes em condições de estradas precárias, é um desafio complexo. Esses investimentos demonstram nosso compromisso contínuo, inovando e investindo no ambiente e na tecnologia para proteger colaboradores, parceiros e a sociedade”, finaliza o gerente.